Android, IOS, Symbian... Todos esses são sistemas operacionais para dispositivos móveis. Com o mercado móvel ganhando cada dia mais adeptos desde que o primeiro celular Motorola foi a venda a tecnologia desses dispositivos também foi evoluindo, hardware e software. A partir da primeira décade do século 21 os softwares começaram a ficar mais robustos, pois era já necessária a integração com sistemas computacionais convencionais (PCs, notebooks, ...). Ai veio Symbian, IOS,... e o Android.
Android é a resposta do Google quanto a crescente demanda por sistemas móveis mais robustos. Na verdade o Android é o produto de uma aliança, Open Handset Aliance (OHA). Aliança que envolve gigantes do setor de tecnologia, gigantes como: Google, HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony Ericson, Toshiba, Huawei, Sprint Nextel, China Mobile, T-Mobile, ASUS, Intel, Acer, Dell, Garmin e muito mais (acessar lista completa das empresas que fazem parte do OHA).
O Android é um sistema operacional construído em cima do Linux. A plataforma é livre e não há vinculação com licenças do tipo que não permitem o desenvolvedor ou empresa construir aplicações e vender. O Google é a empresa cabeça no projeto Android, é ela que fornece todas as técnologias para que seja possível a fácil criação de aplicativos para esse sistema operacional.
Diferente do IOS da Apple (no inicio do iPhone), o Android já nasceu aberto para os desenvolvedores, tanto que em seu pré-lançamento houve um torneio em que os desenvolvedores construissem cada um as suas APPs para então ser escolhida a melhor do torneio, se não me engano.
O Android tem como principal linguagem de programação o Java (que pena, PHP seria mais tranquilo), então se você não conhece nada de Java é bom ir dando uma estudada por ai, pois das literaturas que conheço sobre Android, todas assumem que o leitor já é bem familiarizado com Java. Não dê muita importância para esse "bem familiarizado" não, pois minha linguagem server-side principal é o PHP, conheço um pouco de Java, pois fui obrigado na faculdade a ter de estudá-lo (compusório), mas é bem pouco mesmo (claro que sei o básico para criar um programa, servlets, ....). No momento que escrevo esse post eu estou bem no final do livro "Google Android" de Ricardo R. Lecheta e não tive muita dificuldade com o livro não e quando surgiam obstáculos (exemplos que não rodavam) eu tinha o Google e o Stackoverflow como ajuda. Mas enfim, eu vou começar a estudar Java sério, pois quero ser o "Cão" em Android, estou vendo algo grande ainda nessa plataforma (IOS também é meta).
Enfim, a ideia nesse primeiro post de apresentação do Android era somente falar o que era o Android e de onde veio. A ideia do blog é apresentar os conteúdos de desenvolvimento de maneira que os usuários seguidores possam aprender algo (PHP, HTML, jQuery, Android, ...) desde o zero, imaginando que eles não saibam nada mesmo (apenas a base de programação -if, else, for, ...) e para os que já são psicos, relaxa que as partes interessantes chegam a partir que os projetos vão andando.
Note que a ideia do blog também é apresentar o conteúdo por meio de vídeo, mas existem coisas que quando escritas (digitadas) ficam mais claras. Obs. : meu microfone novo ainda não chegou, então para não constranger os seguidores vou aguardar ele chegar para ter um conteúdo entendível no ar.
No próximo post pretendo falar da estrutura do Android, as principais classes (View, Intent, Activity, BroadcastReceiver, Service, ...), porém apenas apresentá-las, para nos próximos posts falar de cada uma de forma individual.
Só uma dica, você é programador? Está pensando em se tornar um programador? Corre e comece agora a estudar Android (incluindo Java) e IOS (incluindo Object-C). Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas estão utilizando um PC (ou notebook, Mac, ...) e quantas estão futucando o seu smartphone. Eu já estou mergunlhando de cabeça nessa... tem muito espaço ainda!
Fonte: Thiengo.com.br